sexta-feira, 5 de março de 2010

DINÂMICAS PARA CATEQUESE...


Jogo Comunitário


Objetivo
Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.
MATERIAL : uma flor.

Desenvolvimento
Os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou... E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho. O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.




Jogo da verdade

Objetivo: Conhecimento mútuo; desinibição.

Participantes: 25 pessoas

Material: Relação de perguntas pré-formuladas, ou sorteio destas.

Descrição: Apresentação do tema pelo coordenador, lembrando de ser utilizado o bom senso tanto de quem pergunta como quem responde. Escolhe-se um voluntário para ser interrogado, sentando numa cadeira localizada no centro do círculo (que seja visível de todos), o voluntário promete dizer somente a verdade, pode-se revezar a pessoa que é interrogada se assim achar necessário. Após algumas perguntas ocorre a reflexão sobre a experiência.



Saudações

Objetivo: Integração, sociabilização, comunicação, descontração.

Como Fazer:

1 - Dois participantes saem da sala.

2 - No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens "ilustres", mas invisíveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do país, jornalistas, cantores, artistas, etc.).

3 - Aqueles que saíram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens.

4 - Os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários e o restante do grupo tentará adivinhar quem são.

5 - O grupo terá dois minutos para fazer a descoberta.

6 - Após o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.



Emprestando o lápis

Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Material: Lápis de cor e desenho impresso.
- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor. Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a catequista ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A catequista deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.

Descrição: Distribuí-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.

Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.
Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.


Dinâmica das varinhas

Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
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Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.
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1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, senão conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram econcluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

Dinâmica de apresentação

Essa já é bem conhecida. Ela pode ser usada quando não dispomos de muito tempo ou não dispomos de determinados recursos.

Os participantes vão estar dispostos em círculo. A primeira pessoa vai se apresentar normalmente: “Oi, meu nome é David, vim de...”. Já a segunda pessoa a se apresentar, vai, antes, apresentar o participante anterior: “o nome dele é David, meu nome é Maria, vim de...”, e assim por diante. Assim, os participantes terão a “obrigação” de memorizar os nomes dos demais participantes.


Teia de barbante

Material: Um rolo de barbante
Procedimentos: Em círculo, o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante (enrolar no dedo), se apresentar (dizer o nome, o que gosta, como se sente) e depois passar o rolo para alguém. Esta agarra o rolo, segura o barbante (enrola no dedo) e entrega para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

No final da dinâmica perguntar o que eles vêem (um teia enorme). Motivá-los a entenderem que, se alguém soltar sua ponta do barbante, a teia da turma vai se desfazer. Em seguida pedir que tirem o barbante dos dedos, e o coloquem a teia no chão, todos se levantam e oram em círculo, abraçados ou de mãos dadas. Pedir que orem pelo amigo que está a esquerda, e encerrar dizendo que possam permanecer unidos no dia-a-dia e sugerir que continuem dando palavras de incentivo aos companheiros mesmo sem o barbante.


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