sexta-feira, 19 de março de 2010

► ...História de Abraão... ◄

...


Deus chama Abraão

Abraão era pastor: Deus falou-lhe assim: - Saia de sua terra. Deixe sua pátria, seus parentes, deixe a casa de seu pai. Vá para o país o qual Eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação. Abençoarei e engrandecerei o seu nome. Por sua causa, todos os homens ficarão sabendo o que significa ser abençoado por Deus. A todos os que lhe quiser bem, eu também hei de querer bem. A todos os que lhe quiser mal, Eu os amaldiçoarei. Em você serão abençoados todos os homens.

Abraão pôs-se a caminho, como Deus lhe havia mandado. Nesta época ele já estava com 75 anos de idade. Levou consigo sua mulher Sara, seu rebanho e todos os seus criados. Deus resolveu mudar o nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". E de Sarai para Sara, que significa "princesa". Abraão se dirigiu ao país que Deus tinha prometido a ele e aos seus filhos. Era um país com terras boas e férteis. Chamava-se Canaã. Ali, Abraão ergueu altares para adorar a Deus (Gn 12,1-8).



Deus firma uma Aliança com Abraão


Uma noite Deus disse a Abraão: - Não tenha medo. Eu protegerei você e o farei ficar rico. Abraão respondeu: - Para que vou querer ser rico se o Senhor não me der o mais importante? Não tenho filho algum que seja meu herdeiro e perpetue meu nome. Então Deus disse a Abraão que tinha saído da tenda: - Olhe para o céu. Conte as estrelas, se conseguir, numerosos como as estrelas serão os filhos e filhas que você vai ter. Abraão confiou em Deus e Deus reconheceu a fé de Abraão.

Abraão tinha armado a sua tenda perto dos carvalhos de Manbré. Era meio-dia. Ele estava sentado à entrada da tenda e viu que chegavam três homens. Abraão se levantou e correu ao encontro deles: - Não passem longe da minha tenda. Entrem e descansem. Abraão ofereceu àqueles forasteiros manteiga e leite, carne e pão. Depois da refeição, um dos convidados perguntou: - Abraão onde está a sua mulher, Sara? – Está aí na tenda, respondeu Abraão. O forasteiro disse: - Voltarei no ano que vem, nessa mesma época. Então, Sara dará à luz um filho.

Sara estava na tenda, atrás de Abraão. Ouviu o forasteiro falando e ria, pensando: -Esse forasteiro não sabe a idade que eu tenho; Abraão também é um homem idoso. E o forasteiro perguntou: - Acaso há algo impossível para Deus? (Gn 15,1-6; 18 1-14).


A fé de Abraão

Deus cumpriu sua promessa. Sara, mulher já bastante idosa (90 anos), chegou a ser mãe. Abraão, que também era idoso (100 anos), foi pai e teve um herdeiro. Sara e Abraão deram a seu filho o nome de Isaac que quer dizer: “ele ri”. Isaac ia crescendo.

Deus quis pôr Abraão à prova. Disse-lhe: - Vá ao alto do monte e leve seu filho único, a quem você ama tanto, e ofereça-o em sacrifício para mim. De madrugada, Abraão foi buscar um jumento e colocou lenha em cima dele. Depois chamou seus criados e seu filho. Caminharam três dias em direção ao monte. Quando chegaram ao monte, Abraão mandou que os criados ficassem ali com o jumento: - Eu vou subir com Isaac ao monte. Depois de rezar e de oferecer um sacrifício, voltaremos.

Isaac ia carregando a lenha. Abraão levava o facão e uma vasilha com brasas ardentes. – Pai, disse Isaac, estamos levando a lenha e o fogo, mas não levamos vítima para o sacrifício. Abraão então respondeu: - Deus cuidará disso. No alto do mente, Abraão fez um altar de pedras, colocou sobre ele a lenha, em seguida, amarrou seu filho Isaac e o colocou em cima da lenha, puxou o facão contra o menino e então ouviu uma voz: "Abraão! Abraão!"
"Estou aqui."
- disse Abraão. – Não faça nada contra o menino. Você já provou que me escuta e confia em mim, já que estava disposto a sacrificar para mim seu único filho, Isaac.



Abraão então olhou em volta e viu um carneiro com os chifres presos a uma moita. Colocou o animal em cima do altar e o ofereceu em sacrifício a Deus. Depois desceu do monte, junto com Isaac (Gn 21,1-8;22).

Muitos anos depois, Isaac se tornou um homem forte e se casou. Assim nascia a nação chamada Israel.



...

Um comentário: