sexta-feira, 26 de março de 2010

○ A História de Moisés ○

...




A História de Moisés

A história de Moisés começa a ser contada na Bíblia no livro de Êxodo, no capítulo 2. Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel de dentro do Egito. Quando Moisés nasceu, Faraó, um rei muito mal que governava o Egito, havia dado uma ordem para matar todos os bebês homens que fosse filho dos israelitas. Faraó estava com medo de uma revolta, pois o povo de Israel estava só aumentando.

Para não ver seu filho morto, Joquebede, a mãe de Moisés, colocou seu pequeno bebê em uma arca de junco (pequeno cesto) e o soltou em um rio, com sua irmã por perto, na beira do rio a vigiar. Aconteceu que a filha de Faraó, que estava tomando banho no rio, logo abaixo, encontrou o cesto e viu que tinha uma criança a chorar dentro do cesto. Com dó, ela resolveu ficar com a criança, mas precisava de alguém para amamentá-lo, foi então que Mirian, a irmã de Moisés se ofereceu a achar alguém para cuidar do bebê e correndo, sem que a filha de Faraó soubesse, trouxe a própria mãe de Moises para cuidar dele para a filha de Faraó.

Sendo Moisés já uma criança grande, foi devolvido para a Filha de Faraó que o adotou e lhe deu este nome, porque das águas havia sido tirado.

Muita coisa especial aconteceu na vida de Moisés. Sendo ele já grande e sabendo que não era filho da filha de Faraó, certa vez se aborreceu ao ver um Egípcio ferindo um Hebreu e com isto, irou-se e feriu e matou o Egípcio. Pois isto, Faraó voltou-se contra Moisés que acabou fugindo do Egito para não ser morto.

Mas Deus já tinha preparado o destino de Moisés e depois de algum tempo, apareceu para ele na sarça ardente (uma espécie de árvore pegando fogo, mas que não queimava). E então Deus ordenou Moisés a voltar ao Egito e a convencer Faraó a libertar o povo de Israel.

Como esta não era uma tarefa fácil, Deus deu a Moisés sinais de que ele não estava só, Deus estaria com ele, e estes sinais serviriam para que o povo e Faraó acreditassem que o que Moisés dizia era verdade, isto depois de Deus ter convencido o próprio Moisés, que não acreditava ser capaz de fazer tal tarefa.

Chegando à Faraó, Moisés começou seu trabalho. Conforme Deus mandou, Moisés lançou sua vara ao chão e ela se transformou em uma cobra, então Faraó chamou seus feiticeiros, que fizeram o mesmo, porém, a cobra de Moisés engoliu as cobras dos feiticeiros de Faraó. Mas isto não convenceu Faraó, que por não acreditar em Moisés, mandou aumentar o castigo sobre o povo de Israel.

Mais tarde, Moisés continua sua tarefa tentando convencer Faraó e novamente usa os sinais dados por Deus, desta vez lança pragas sobre o Egito, que aconteceram na seguinte ordem:

- Transformou as águas do Egito em sangue;

- Encheu o Egito de rãs;

- Encheu o povo do Egito de piolhos;

- Depois a praga das moscas;

- Depois a praga das doenças dos animais dos Egípcios;

- Depois lançou sarnas (coceiras) que se tornavam úlceras sobre os Egípcios;

- Ainda a praga da saraiva de fogo que queimava tudo sobre o Egito;

- Depois a praga dos gafanhotos;

- E ainda a praga da escuridão, que deixou os Egípcios praticamente cegos por 3 dias.

Só então o coração de Faraó amoleceu e o fez deixar o povo de Israel sair do Egito. Mas Deus ainda deu outro castigo a Faraó e seu povo, mesmo após deixar Israel partir, vindo sobre o Egito outra praga que feriu com morto a todos os primogênitos (os filhos homens mais velhos de cada família).

Para comemorar esta vitória, Deus ordenou ao povo de Israel que fosse feita uma festa em forma de culto de agradecimento e deu a esta festa o nome de páscoa, que nada tem a ver com o coelhinho e os ovos de chocolates da páscoa comemorada hoje (peça para sua mamãe ler e te explicar o que fala no livro de Êxodo no capítulo 12 sobre a verdadeira páscoa).



Com tudo isso, Faraó ainda não se rendeu e perseguiu o povo de Israel até cercá-los em frente ao Mar Vermelho. Então, mais uma vez Deus agiu, abrindo o Mar para Seu povo passar e fechando novamente quando o exército de Faraó tentou atravessar, matando todos os seus soldados afogados.

Moisés seguiu sua missão de levar o povo de Deus até a terra prometida e muita coisa especial ainda aconteceu em sua história ... Mas só veremos no próximo dia =)




...

Nenhum comentário:

Postar um comentário